A Idéia Cristã da Criança
A Idéia Cristã da Criança: Redefine o Papel do Professor e dos Pais
Por Carole G. Adams.
A “Criança”, “progênie dos pais,”
é, de acordo com Webster: “fraca em conhecimento, experiência, julgamento ou
entendimento; jovem em graça,…humilde e dócil.” Os pais têm responsabilidades
com suas crianças e prestarão contas como mordomos a Deus por elas. Os
professores são aqueles que aceitam um papel profissional de educar a progênie
de uma comunidade sob a confiança dos pais. Como pais e mestres cristãos,
devemos definir nossos papéis de acordo com princípios bíblicos e de acordo com
nosso lugar e propósito em Sua história. Devemos nos examinar e identificar os
falsos valores que nos foram condicionados e quanto deles ainda retemos e
aplicamos no trato com as preciosas crianças que Deus nos confia. Ensinar de
maneira cristã é examinar o Mestre dos mestres e aprender com ele. Jesus
ensinou através do exemplo e é o arquétipo do ensino, o parâmetro, o ideal.
Através de seu Filho, Deus respondeu a pergunta sobre o que é o ensino. Jesus
ensinou amando, aceitando, afirmando, recebendo. Ele ensinou curando,
capacitando, incentivando. Ele comunicou a verdade de tal maneira que sua
beleza intrínseca maravilhou seus estudantes, cativou seus corações e mentes,
de uma maneira tão profunda que, mesmo dois mil anos mais tarde, nossos
corações são tocados por suas palavras e nós respondemos à Sua mensagem. Cada
disciplina do currículo possui uma verdade que, quando capturada e comunicada
por um professor inspirado, inculca o amor pela verdade e beleza. O amor do
professor/erudito pela disciplina e pela criança é um “livro vivo.”
Jesus tocou os indivíduos,
fazendo com que cada pessoa se sentisse especialmente amada. O ensino é em
essência um relacionamento entre o professor e o estudante através de uma
disciplina. Jesus se relacionou com cada indivíduo através de Sua disciplina, a
salvação, observando e satisfazendo as necessidades daqueles que vinham a ele.
Não devemos confundir o significado da palavra satisfação com o significado da
palavra gratificação. Satisfazer significa suprir plenamente o que é necessário
e exigido pelas leis naturais. Gratificar é dar prazer, suprir os desejos
sensoriais. Jesus satisfez as necessidades reais dos indivíduos de maneira que
se foram plenamente supridos. Como professores e pais, devemos aprender a
identificar as verdadeiras necessidades de nossas crianças e satisfazê-las.
Quais são as verdadeiras
necessidades das crianças? A primeira necessidade é espiritual – nascer no
reino de Deus. Jesus satisfez as necessidades espirituais primárias com tanto
cuidado e firmeza quanto supriu as necessidades físicas das pessoas que
conheceu. Os professores e pais devem seguir o exemplo, fazendo do aspecto
espiritual uma necessidade, e seguindo a Deus em busca de outras necessidades:
1. Significado: As crianças
precisam ter um profundo senso de segurança, de serem amadas, valorizadas e
importantes.
2. Confiança: Devem desenvolver
confiança no caráter dos adultos que mais influenciam suas vidas.
3. Aceitação: As crianças devem
adquirir um valor pessoal, baseado na aceitação de sua própria individualidade
como presente de Deus. O tratamento da criança pelo adulto deve comunicar
plenamente o seu valor e potencial.
4. Propósito: Se as crianças se
virem como tendo um lugar na história e enxergarem os eventos de suas vidas à
luz de um Deus providente, então poderão ter segurança em relação ao seu
presente e futuro.
5. Trabalho: Precisam de
atividades que sejam reais para elas; atividades significantes, intrigantes,
não de atividades confusas e cujo objetivo é apenas o entretenimento. Precisam
de enobrecimento ou ocupação de maneira que possam adquirir a visão do valor de
sua vida e propósito.
6. Sabedoria: As crianças
precisam de orientação sábia da parte dos adultos para ajudá-las a entender
suas experiências e interpretar o seu mundo através de princípios.
7. Modelos de Autogoverno
Cristão: As crianças necessitam de modelos de adultos autogovernados por Deus
que aceitam a autoridade que é dele por virtude de sua maior experiência,
conhecimento e sabedoria, e que representam o governo de Deus em suas vidas.
8. Modelos de Caráter Cristão: As
crianças necessitam de modelos adultos que exemplifiquem as qualidades pessoais
do caráter cristão vitorioso, que sejam produtivos e comprometidos, e que as
inspire.
Nossas atitudes com as crianças
devem ser pautadas pelas atitudes que Jesus expressou em seus relacionamentos
com os indivíduos. Seu respeito pelo valor de cada pessoa deve nos inspirar a
demonstrar profunda e genuína apreciação pela individualidade de cada criança.
Ele foi genuíno, investindo tempo e concedendo sincera atenção aos indivíduos
no nível humano, tornando-se acessível às pessoas. Jesus tornou o seu ensino
algo concreto, dando a seus estudantes a verdade tangível e apresentando a
mensagem mais abstrata que já existiu com as palavras mais concretas e mais
facilmente compreendidas. Ele prontamente confrontou as discrepâncias entre a
convicção verbal e a realidade da vida, detectando e comunicando-se em um
estilo de mentoreamento com o objetivo de levar cada indivíduo à sua mais plena
expressão.
Como mestres, os métodos e
currículo da Abordagem por Princípios, nos permitem a liberdade e expressão
criativa para satisfazer as necessidades reais de nossos estudantes de maneira
plena. Vemos cada criança como um indivíduo de infinito valor, feita à imagem
de Deus e digna de nosso respeito. Vemos cada criança como plena, pronta a ser
cultivada, inspirada, consagrada e instruída, ao invés de as vermos vazias,
servindo apenas para serem estimuladas, motivadas ou doutrinadas. Vemos as
necessidades tutoriais dos estudantes, que cada um, como indivíduo, tem direito
a seu próprio estilo de aprendizado e instrução, que cada criança pode ser
elevada a um padrão digno. Labutamos para que nossos estudantes produzam, não
apenas consumam – expressando-se nas artes, música, drama e atletismo,
desenvolvendo cada talento, exercitando todo o seu potencial.
Por sabermos que a verdade
satisfaz, identificamos a verdade bíblica em cada disciplina, dando a nossas
crianças o pão da vida como dieta firme, não somente migalhas. Mostramos-lhes a
plenitude do propósito de Deus para o ser humano na história de maneira que
possam se colocar seguramente no reino de Deus, certos de qual é o seu lugar,
capazes de aceitar sua posição na corrente do cristianismo e vislumbrar o
propósito de suas vidas pessoais.
“Deixai vir a mim as crianças, e
não as impeçais,
porque de tais é o reino de Deus.
E, tomando-as nos seus braços, as
abençoou,
pondo as mãos sobre elas.”
Marcos 10:14-16
Que nossas crianças sejam da
mesma maneira abençoadas, que conduzam sua geração a Cristo e que Ele seja
glorificado.
Extraído de: “A Idéia Cristã de Criança – Concepção e Implicações” – Publicado pela AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios. Para adquirir este livro entre no site: www.aecep.org.br ou entre em contato através do telefone (31) 3227-4648.
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